Como Transformar webinars em estratégias de Marketing Digital

Além das demandas corriqueiras de reuniões e ações motivacionais, os Webinars também são utilizados para decisões estratégicas.

Mas quando falamos em projetos estruturados, todas essas ações podem integrar um planejamento mais amplo. Muitos eventos presenciais começam a ganhar forma com desenho virtual, mobilizando patrocinadores e estruturas digitais.

Neste ponto, convenções e fóruns tradicionais passaram a ser veiculados digitalmente, proporcionando experiências interativas altamente exitosas, reunindo especialistas de renome em torno de temas de relevância.

O conteúdo de qualidade e exclusivo sempre é o ponto essencial. Mas quando bem planejados, as ações comerciais podem ser potencializadas, dentro de um contexto de relevância qualificada.

O engajamento de “topo de funil” é algo precioso na geração de leads que podem resultar em negócios. É possível integrar Webinars à campanhas de marketing digital.

“Essas estratégias envolvem processos de criação e desenvolvimento minuciosos. O Hub Campinas está pronto para atender a essas demandas”, sinaliza Christian Vosgrau, Diretor Executivo do Hub Campinas.  

Oportunidades à Vista 

Na qualidade de Hub, ou seja, de uma central de conexões que oferece ambiente de modelo de negócios que promove a aprendizagem associada à prestação de serviços, aceleração de projetos e inteligência de mercado, a estruturação de Webinars passa a ser um produto de grande poder para a potencialização de projetos que envolvam profissionais de alta performance.

Ganho em performance de networking
“O ganho da qualidade do networking é fantástica com os webinars”, confirma Adriana Trentin, diretora da Affari Comunicação e Conexão Brasil Itália. Com a inauguração do escritório de negócios em Milão, a adoção dos webinars passa a ser a base do projeto de transferência de tecnologias entre Brasil e Itália, contando com dois escritórios estratégicos, um em Campinas o outro em Milão.

O escritório no Brasil do projeto Brasil Itália será na sede do Hub Campinas, no Taquaral. “Este escritório de negócios enxerga a Região Metropolitana de Campinas como o laboratório de aproximação, considerando a grande colônia Ítalo-brasileira”, complementa Trentin.

Aceleração de startups
Este é um exemplo prático que confirma como os projetos de webinars passam a ser considerados no ambiente da comunidade do Hub Campinas, passando a ser  o elemento central no desenho de projetos de marketing digital e aceleração de startups.

Criação de Infoprodutos
Muito mais do que aulas online para públicos segmentados, os webinars, quando bem estruturados e planejados, podem dar forma a projetos de infoprodutos ou de networking envolvendo rodadas de investimentos, além de ativar redes de inovação para buscar engajamento com os usuários finais de soluções, sejam elas tecnológicas, prestação de serviços, mentorias e consultorias.

Planejamento Estratégico
Todas essas dimensões são consideradas no planejamento estratégico dos projetos. “Quando pensamos os webinars como elemento estratégico, colocamos em prática um modelo de pensamento sistêmico. 

Isso também envolve ações de Growth Hacking. Se você não conhece esse termo, tudo bem. É o que existe de mais avançado no marketing digital. Mas esse assunto é mais técnico. O importante é saber que oferecemos soluções de alta performance”, afirma Christian Vosgrau, Diretor Executivo do Hub Campinas.

Growth Hacking
É mais fácil entender o poder dos webinars na prática, com exemplos de projetos reais. Mas continuando na narrativa das aplicações, muito mais do que uma palestra, o webinar apresenta-se com alcance de resultados mais expressivos, mesmo por que, ao envolver a integração de plataformas digitais, permite monitorar o comportamento de todos os intervenientes, desde a campanha de marketing digital, até o monitoramento de todos os processos de desdobramentos envolvendo o relacionamento qualificado em torno do tema, criando ambiente para a tão almejada conversão e resultados efetivos de investimentos em novos projetos, em ações imobiliárias ou a conversão de produtos de escala.

Planejamento Digital
Mas para que tudo isso se realize existe a palavra mágica: Planejamento Digital. Este é o grande segredo do sucesso de projetos de webinars. Os vídeos serão gravados? Quem serão os convidados para o debate? E o papel do mediador? Esses vídeos serão elementos de consulta? O projeto terá material de suporte? Serão projetados slides ilustrativos?

Todas essas respostas devem ser respondidas com precisão para que seja possível otimizar as estratégias. Claro que o planejamento não deve criar um clima de rigidez. É fundamental que os webinars sejam leves, agradáveis, promovendo uma experiência de “quero mais”.

“Para os profissionais de marketing digital envolvidos no planejamento, a visão é qualificar os leads”, revela Antonio Innocente, diretor de Growth Hacking do Hub Campinas. Para que essa qualificação se efetive é necessário pensar no roteiro, gatilhos mentais e iscas. Tudo isso para potencializar o alcance e gerar engajamento.

O planejamento digital responde todas essas questões. E para colocar exemplificar como isso acontece na prática, deixe o seu e-mail e contato abaixo. Vamos continuar a aprofundar neste tema, com poderosas dicas de como planejar e integrar ferramentas para turbinar webinars.

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