MUITO ALÉM DO MARKETING DIGITAL

O que chamamos ideal em marketing digital para um cliente? Bom, a resposta para isso depende da identificação de vários fatores como veremos abaixo.

Antes de mais nada, depende do tamanho do cliente, da sua necessidade, do seu produto e do investimento disponibilizado em seu planejamento financeiro (budget).

Se o cliente é pequeno e a verba é curta, provavelmente o retorno através de recursos pagos será pequeno. Então a melhor saída é investir em criatividade e marketing de conteúdo.  Um blog deve ser postado pelo menos a cada 15 dias. Com isso o Google possa a renderizar (ou seja, a ler) as principais palavras-chave desse texto postado. A vantagem desse processo é a obtenção de melhor posicionamento da página ou site no sistema de pesquisa/busca orgânica nas páginas do Google.

Outra saída é apostar em boas postagens no Facebook e Instagram. Caso o cliente seja uma empresa que vende ou presta serviços para outras empresas, o LinkedIn é válido também. Criar relevância para a marca depende da criatividade, e qualidade do conteúdo. Tem que ser de primeira. A identificação do público-alvo e seus gostos é muito importante. Dessa forma, conhecendo seu público, é possível segmentar os seguidores e aumentar o engajamento das campanhas de forma criativa. O resultado disso pode gerar uma infinidade de compartilhamentos, marcações ou fotos, gerando muito alcance e capilaridade nas redes sociais de forma espontânea, ou seja, gratuitamente.

Agora vamos lá, vamos dar um passo a frente para falar de estratégia de marketing para empresas que possuem recursos. Nesse caso, pode-se fazer um plano de mídia eficiente, baseado no brainstorm e plano de ação definidos. Ou seja, destinar os recursos de acordo com os veículos que mais conversam com seu público-alvo ou estratégia traçada. Pode ser You Tube, Google Ads, Instagram, Facebook, não importa. O importante é saber identificar a oportunidade de acordo com cada tipo de empresa. Se o caminho/abordagem será mais sentimental ou racional, se será promoção ou post falando da qualidade e diferencial do produto. Isso cabe a agência decidir conjuntamente com a diretoria da empresa contratante.

Agora a pergunta é a seguinte: – Qual a grande sacada pra deixar seu cliente satisfeito e feliz com seu trabalho? Pois bem, o Google Analytics é uma das maiores/melhores ferramentas do mundo para metrificar e interpretar resultados de uma campanha. Com ele podemos por exemplo criar um painel e medir todo tráfego de visita num site. Dá pra se determinar o percentual de visitantes que chegaram por cada tipo de mídia investida. Ou seja, quantos %vieram do Instagram, Facebook, alcance orgânico, ads e outros.

Outra coisa importante é avaliar a idade do seu público, sexo e gostos, além de metrificar como o público foi atingido e qual tipo de aparelho ele usou para acessar o seu site (smart phone, tablet ou notebook) para gerar os leads.

Todos esses dados nas mãos, somados aos relatórios de visitas nas mídias sociais, temos a certeza que seu cliente verá, que nesse trabalho, existe muito profissionalismo.

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